CULTURA
Valorizando a cultura da Terra Indígena Xapecó Governo Municipal de Ipuaçu inicia projeto de artesanato

Publicado em 28/04/2021 às 10:01 - Atualizado em 28/04/2021 às 10:04

Ainda na semana passada houve um encontro muito importante que marca o início de uma grande conquista para a cultura de Ipuaçu, em especial para a população indígena. Em parceria com o Sebrae, o Governo Municipal está desenvolvendo o projeto de Fomento  e Valorização ao Artesanato Indígena Terra Indígena Xapecó.

Mais da metade da população de Ipuaçu é indígena, o que torna o município uma forte referência cultural, além de estar na rota turística do Oeste. Os indígenas da etnia  Kaingangs e alguns Guaranis que vivem nas aldeias de Ipuaçu, são exemplo de manutenção cultural e refletem essas ações no ofício da produção de artesanato, por exemplo. Então, buscando valorizar a cultura local, o Governo Municipal em parceria com o Sebrae estará desenvolvendo oficinas de capacitação ministradas pela designer e consultora credenciada ao Sebrae, Silvia Baggio.

As oficinas, bem como o projeto, objetivam organizar e estimular a produção artesanal indígena para comercialização, conservando e preservando a identidade cultural Kaingang. Através das oficinas vão ser trabalhados técnicas com os artesãos para melhorias quanto a qualidade e o acabamento dos produtos. O uso de materiais locais naturais serão priorizados para manter a identidade e a diversidade da cultura e do artesanato local.

Serão trabalhados, formas, cores, grafismos, tipos de objetos que podem ser confeccionados, materiais utilizados, sustentabilidade, identidade visual, além de toda parte histórica e de crenças. Foram planejados cada detalhe deste projeto para potencializar ainda mais a cultura indígena do município, assim, os indígenas trabalharão com uma logomarca de identificação, cartão de visita com nome do artesão, código e valor do produto, além de sacolas e camisetas personalizadas.

No primeiro encontro, realizado na terça-feira (20), estiveram presentes lideranças da Terra Indígena Xapecó, o cacique Gentil Belino, o vereador Vilson Paliano, a prefeita Clori Peroza, Secretaria de Educação, Assistência Social e CRAS e apresentando o projeto a designer Silvia Baggio. Na oportunidade foi discutida a ideia de uma estrutura física para a exposição e comercialização dos produtos. Também foram realizados os cadastros dos artesãos que têm interesse em participar das oficinas. Vale destacar que foram seguidos todos os protocolos de segurança devido a pandemia como o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel.

Informações Relacionadas

Assuntos