---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Dia D de vacinação da Febre Amarela, em Ipuaçu, será neste sábado

Publicado em 02/04/2019 às 09:38 - Atualizado em 02/04/2019 às 09:39


Créditos: Imagem Ilustrativa Baixar Imagem

A equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde de Ipuaçu realiza no próximo sábado (06) o Dia D de vacinação contra a Febre Amarela. A ação será na Unidade de Saúde do Centro, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h.

 

A campanha de vacinação contra a Febre Amarela iniciou em Ipuaçu ainda no dia 20 de março, e segue até o dia 20 de abril.

 

A vacina é destinada para crianças de 09 meses de idade até adultos de 59 anos, 11 meses e 29 dias. Gestantes, idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de 09 meses não estão no público alvo.

 

A equipe de vacinação lembra que deve ser apresentada a carteira de vacinação e o cartão do SUS. A vacinação é gratuita e quem já tomou não precisa se vacinar novamente, pois a dose vale para a vida toda.

 

 

Febre amarela

 

A doença pode matar em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente, de acordo com a Dive-SC. Os principais sintomas são:

 

- Início súbito de febre

 

- Calafrios

 

- Dor de cabeça intensa

 

- Dores nas costas

 

- Dores no corpo

 

- Náuseas e vômito

 

- Fadiga e fraqueza

 

Alguns pacientes melhoram após esses sintomas iniciais. Porém, em 15% a 60% deles a doença evolui para o estágio grave. Nessa situação, o paciente pode desenvolver complicações como febre alta, coloração amarelada da pele e do branco dos olhos, hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

 

Entre 20% e 50% dos pacientes com a forma grave da doença podem morrer, conforme a Dive-SC.

 

A febre amarela é causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Não há como uma pessoa passar a doença para outra.