Ipuaçu sediou na última quarta-feira (10) o Movimento Cultural Mandinga Oeste

Publicado em 16/11/2021 às 16:26 - Atualizado em 16/11/2021 às 16:26

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou na última quarta-feira (10), o Movimento Cultural Mandinga Oeste.

O Mandinga Oeste, é o maior evento da cultura afro-brasileira no estado de Santa Catarina e chega a sua 6ª edição. O objetivo além do aprendizado específico da arte é proporcionar a integração, a socialização das pessoas locais e dos habitantes de cidades vizinhas.

Em Ipuaçu, as atividades de recepção e integração com os alunos do SCFV foram comandadas pelo professor Ronaldo Alves (Professor Fuso), de Faxinal dos Guedes SC. A aula lúdica e recreativa de capoeira foi com o contramestre Marcelo Isaias Sampaio (Contramestre Canarinho), de Araucária PR.

Dentre as atividades realizadas destaca-se a capoeira angola que é uma expressão da tradição afro-brasileira. Sua prática representa a conjugação de diferentes manifestações culturais que incluem a dança, a música, a dramatização, a brincadeira, o jogo e a espiritualidade.

Os alunos puderam observar e praticar o jogo onde os capoeiristas formam uma roda que faz a representação do mundo com elementos de sustentação e ordenação: os instrumentos, a música, a palavra cantada, os fundamentos e a ética do jogo. Originada no século XVII, em pleno período escravista, a capoeira desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência.

Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.