Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Assistência Social
Setor Social do município de Ipuaçu trabalha na campanha Agosto Lilás

Publicado em 05/08/2021 às 11:25 - Atualizado em 05/08/2021 às 11:25

O mês de agosto está começando e com ele uma relevante campanha de conscientização: o “Agosto Lilás”. Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha,  Lei n. 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006. 

Com isso, a Secretaria de Assistência Social e o CRAS do município estarão trabalhando o tema com os grupos do PAIF e SCFV. Além disso, serão distribuídos folders com informações e orientações sobre a campanha, com objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Diariamente milhares de mulheres sofrem  algum tipo de violência ou agressão no Brasil.São vítimas de violência física, psicológica ou sexual. Ainda, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), durante a pandemia os índices aumentaram. No último ano, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência. As pesquisas ainda apontam que geralmente as violências ocorrem dentro da própria casa e os autores são familiares ou pessoas conhecidas da vítima.

Diante de todo este cenário triste e preocupante, toda sociedade deve se engajar na causa, não somente neste mês alusivo, mas em qualquer momento em que haja ato de violência. Não se deve calar ou omitir ajuda diante destas situações, violência doméstica e familiar contra a mulher é crime!

Para realizar denúncias é necessário ligar para o 180. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou celular. O serviço está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.