AGRICULTURA
Secretaria de Agricultura de Ipuaçu trabalha intensamente atendendo a demanda dos produtores rurais do município

Publicado em 15/04/2021 às 09:29 - Atualizado em 15/04/2021 às 09:35

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural possui uma grande demanda de serviços para atender os produtores rurais do município. Desde o início do ano os trabalhos são intensos no setor.

Durante janeiro e fevereiro a secretaria auxiliou os agricultores na produção de silagem. São muitos também os serviços de terraplanagem, abertura de estradas e outros trabalhos porteira à dentro.Com auxílio da Epagri, existe um trabalho de limpeza e proteção de fontes de água, o que garante mais qualidade da água e ameniza os efeitos das estiagens. Os munícipes contam também com serviço de médico veterinário.

As patrulhas agrícolas que incluem serviços com trator, ensiladeira, careto basculante, grade, roçadeiras entre outros implementos, prestam serviços de conservação do solo, preparo, plantio e colheita nas propriedades, atendendo número expressivo de pequenas e médias propriedades rurais. As associações de agricultores contam com até 5.000 litros de diesel /ano fornecidos pela secretaria através do Governo Municipal.

Ainda, conforme conta o secretário da pasta, Paulo Cezar Navarezi, "cada unidade produtiva tem direito a cinco horas de serviço de escavadeira hidráulica na propriedade. A contrapartida do produtor é a manutenção e proteção de fontes de água potável, limpeza de bueiros e barrancos das estrada”, destaca o secretário.

Além dos trabalhos porteira à dentro, a secretaria realiza trabalhos burocráticos como documentação de regularização de imóveis rurais, parcerias com a EPAGRI, desenvolvimento e regularização do SIM ( sistema de Inspeção Municipal), parceria com a CIDASC, e ações conjuntas com a Defesa Civil municipal.

A equipe da secretaria de agricultura trabalha também no cultivo e manutenção do Horto e Viveiro Municipal Ka Kafej, que fica em anexo a garagem do município. No momento o local  está em fase de estruturação com plantio de mudas nativas, exóticas, medicinais, frutíferas, hortaliças, flores ornamentais e pastagem.Tudo o que será  produzido no horto e no viveiro beneficiará os agricultores e as escolas do município.

Todos estes trabalhos e demandas da secretaria de agricultura contam com um planejamento e agendamento para melhor atender cada munícipe. Para agendamento de algum serviço ofertado pela secretaria, basta ir até a unidade que fica localizada  na rua Migliorini no centro da cidade, ou entrar em contato através do telefone (49) 34490251.