Serviço Social de Ipuaçu está com inscrições abertas para o programa Família Acolhedora

A administração municipal de Ipuaçu, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário, no uso de suas atribuições, torna público o PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE FAMÍLIAS PARA O PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA, nos termos da Lei Municipal nº 1000, de 07 de dezembro de 2022, que Institui o Programa de Acolhimento Familiar para Crianças e Adolescentes, denominado “Programa Família Acolhedora”.

O programa tem como objetivo oferecer proteção integral a crianças e adolescentes, afastados do convívio familiar por determinação judicial, onde a família de origem está impossibilitada de exercer a função protetiva para o pleno desenvolvimento do acolhido.

O acolhimento ocorrerá até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta – guarda, tutela ou adoção, propiciando o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária, e permitindo ainda, a continuidade da socialização da criança/adolescente.

Como funciona?

– A família interessada deve realizar cadastro presencial na  Secretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário do Município, no período de 13 de março de 2023 a 28 de abril de 2023, de segunda a sexta-feira, das 08:00 até às 11h30min e das 13h às 17h. A família passará por avaliação de equipe técnica. Ela será preparada e acompanhada pela equipe e ficará em um cadastro disponível para acolhimento;

– A Justiça determina o tempo de acolhimento de cada criança ou adolescente e comunica a equipe técnica do serviço;

– A equipe técnica fará contato com as famílias cadastradas comunicando da necessidade de acolhimento;

– Não se trata de adoção! Após determinação judicial a criança/adolescente volta para o seio familiar;

– A família será acompanhada de forma sistemática e continuada por equipe de assistente social e psicóloga da prefeitura e do Poder Judiciário;

– A família acolhedora receberá um subsídio mensal destinado ao cuidado do acolhido.

Para mais detalhes sobre o programa e documentações necessárias para o cadastramento acesse o edital completo no arquivo em anexo.